Aparador de livros em formato de maçã – Como Fazer

Vocês já pararam pra pensar que há moldes para projetos DIY onde você menos imagina? I see moldes everywhere. Outro dia tava numa loja dessas que têm de tudo (no caso, é exatamente esse o slogan da marca, haha) e enxerguei um balaio cheio de potes em promoção. No meio dos quadradões tinha maçã, hamburguer, coração, uva, limão. Catei a maçã e o coração pra mim. Como eu tinha bastante gesso que sobrou desse projeto aqui, resolvi fazer um aparador de livros, que também poderia ser peso de porta, peso de papel ou só um objeto decorativo pra enfeitar um canto qualquer. Se você quiser pode substituir o gesso por cimento, ACHO que dá certo também.

Aparador de livros em formato de maçã

Esse pote em formato de maçã não é difícil de achar. Dá uma olhada no mercado ou nas lojas de 1,99 na sua cidade. Eu já vi pra vender em vários lugares, inclusive tive esse potinho antigamente, mas não sei onde foi parar.

Materiais que será utilizado

Gesso | Água | Tinta acrílica na cor que preferir | Estilete | Pincéis | Pote de maçã | Óleo de cozinha | Alicate

Passo 1

Com o estilete, faça um furo na parte de baixo do pote. Não precisa ser muito grande, só suficiente pra inserir o gesso. Tenha cuidado pra não se cortar, hein? O plástico é meio durinho.

Passo 2

Pincele óleo em toda a área interna do pote. Ah, eu também separei os dois pedaços da maçã, cortando a abinha da dobra (achei que facilitaria na hora de soltar o gesso).

Passo 3

Misture o gesso conforme as instruções da embalagem e preencha o molde. Aí é a hora de deixar secar.

Passo 4

Espere de 2 a 3 horas para retirar o molde. Não vou mentir, mesmo untando o pote, não é fácil soltar a maçã. Use o alicate para ajudar na tarefa, puxando pelas abas. Tenha delicadeza e paciência, pra não quebrar nenhum pedaço do gesso. Eu acabei quebrando o cabinho e um pouco da folha. O cabo acho que é inevitável, vai quebrar mesmo, porque ele é muito fininho. Mas não tem problema. Desde que o estrago não tenha sido muito grande, você consegue consertar as falhas com uma lixa fininha. Depois disso tudo, pinte a maçã como e se você quiser. Escolhi pintar de azul claro (minha maçã é transgênica), então misturei as tintas turquesa e branca, e fiz um dip dye não muito certinho, com as pinceladas marcadas.

Aparador de livros em formato de maçã

Se você quiser, pode fazer duas maçãs, e usar um aparador de cada lado. Gostou? 🙂